PERSONALIDADE DO ANO
Walter Vicioni Gonçalves – Superintendente do SESI-SP e
Diretor Regional do Senai-SP
O homenageado da 4ª edição é diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, além de membro do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ele foi escolhido pelo Conselho Deliberativo do Seconci-SP por seus relevantes serviços prestados à construção civil na área de saúde e segurança do trabalho. Seu apoio assegurou o sucesso de uma série de programas de aumento da qualidade de vida do trabalhador da construção. Entre estes, figuram o Programa SindusCon-SP de Segurança, o Programa de Elevação da Escolaridade do Sindicato, o ConstruSer e a Megasipat, estes também realizados com o Sesi-Senai, em parceria com o Seconci-SP.

CONTROLE DE PERIGOS E RISCOS NO CANTEIRO
Região Obra Empresa Município
1
Grand Palladium
Franca
Resumo da obra: Procedimentos de segurança são adotados de acordo com os riscos e as necessidades da obra, com programas de treinamento e capacitação para situações adversas. O controle do risco de queda em diferença de nível e de materiais na sacada dispõe de rede SQLA, linha de vida, guarda-corpo metálico em periferia e escadas, bandeja primaria e secundárias, tela de fachada, proteção no poço do elevador cremalheira e cancelas, dispositivo retrátil para evitar a queda do martelo do carpinteiro, proteção na ponta de vergalhões, shaft para passagem de materiais, pontos de ancoragem deixados em locais estratégicos para o uso de cinto de segurança.

2
Vida Nova Catanduva II
Catanduva
Resumo da obra: Em parceria com a engenharia, novas tecnologias foram desenvolvidas para controle dos riscos. Banheiros com conforto térmico foram desenvolvidos para todos os colaboradores. Pontos de hidratação com isotônico e água foram disponibilizados, com bancos para descanso. A segurança inclui quadros elétricos dispostos com DR, aterramento de carcaça, bloqueio, tomada Steck identificando a voltagem por cores, diagrama unifilar e projeto da rede registrado. As áreas de vivência são padronizadas, com jogos para entretenimento, área de vídeo, bancos para descanso e praças para recreação. O Programa IFS reconhece e premia os colaboradores de destaque em segurança do trabalho.

3
DER Apiaí
Apiaí
Resumo da obra: Destacam-se a sinalização viária de segurança e os controles operacionais em terraplenagem, pavimentação, concretagem, movimentação de cargas, entre outros. O canteiro dispõe de tanque aéreo de combustível e áreas de vivência. Para o Controle de Perigos e Riscos há uma sistemática da Patrulha de Segurança do Trabalho, check-list de máquinas, equipamentos e instalações, e inspeções de Segurança e Saúde no Trabalho. Há uma contínua necessidade de intervenção e controle do fluxo viário existente da rodovia, pela instalação de placas de sinalização, limitadores de velocidade, cones de sinalização, demarcadores e balizadores no leito trafegável. Há equipes preparadas para agir em emergências e Diálogos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

4
Piracicaba
Resumo da obra: Destacam-se as proteções coletivas, principalmente pela instalação de redes do sistema limitador de queda em altura, em conjunto com as redes sobre vizinhos, proteções metálicas nas sacadas, shafts e poços de elevador, e telas de fachada, prevenindo acidentes. Há um investimento permanente na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, com planejamento, monitoramento constante e principalmente orientação diária dos colaboradores, buscando a conscientização e o comprometimento com a segurança e saúde de todos.

5
DER São Vicente
São Vicente
Resumo da obra: Destacam-se os controles operacionais de segurança do trabalho em pavimentação, concretagem, movimentação e içamento de cargas, e trabalho em altura, entre outros. O canteiro dispõe de armazenamento adequado de produtos inflamáveis, áreas de vivência e central de carpintaria e armações de aço. Para o Controle de Perigos e Riscos, há uma sistemática de permissão de trabalho, liberação de segurança dos andaimes e cimbramentos, Patrulha de Segurança do Trabalho, check list de máquinas, equipamentos e instalações, inspeções de Segurança e Saúde no Trabalho. Há equipes preparadas para agir com procedimentos de emergência e realização do Diálogo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

7
Jardim das Perdizes - Time
São Paulo
Resumo da obra: A tecnologia do Drone é utilizada para o Controle de Perigos e Riscos no canteiro. O mapeamento aéreo com drones permite estudar a evolução do canteiro, layout, máquinas, proteções e comportamento de risco com dinâmica e rapidez. Com isso, amplia-se o campo de visão das frentes de trabalho em relação aos riscos associados. As informações chegam para a engenharia em tempo real, facilitando e agilizando as tomadas de decisões para eliminação ou neutralização dos principais riscos. A tecnologia é bem versátil, traz produtividade, detalhamento e dinamismo, podendo abrir várias frentes e diversificar a atuação. E auxilia a garantir excelente nível de segurança e saúde, reduzindo riscos e acidentes do trabalho.



CONTROLE DA SAÚDE NO CANTEIRO
Região Obra Empresa Município
1
Parque das Roseiras
Ribeirão Preto
Resumo da obra: O controle da saúde de todos os colaboradores é feito mediante acompanhamento dos exames médicos ocupacionais, desde a admissão. Também se realizam campanhas de vacinação. A construtora disponibiliza áreas de vivência e fornece alimentação adequada. Periodicamente, promove palestras sobre prevenção de doenças e drogas. Realiza o controle da saúde bucal em parceria com o Seconci São Paulo. E vai além, oferendo uma escola de alfabetização.

2
Vida Nova Fraternidade
São José do Rio Preto
Resumo da obra: São realizadas campanhas de vacinação periódica, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, dengue e outras. Há treinamentos de combate a incêndio e atendimento de primeiros socorros, com campanhas que se estendem aos colaboradores da administração. Pontos de hidratação com água e isotônico são disponibilizados, com bancos para descanso. Há um programa de dedetização no canteiro, contra vários tipos de pragas, bem como análises da potabilidade da água. O refeitório é higienizado periodicamente, com combate a insetos. A empresa fornecedora dos alimentos é fiscalizada por nutricionista, com a verificação das instalações e da documentação. As áreas de vivência contam com jogos, área de vídeo e praças para recreação.

4
Royal Campinas 01
Campinas
Resumo da obra: O “Programa Saúde Viver” conjuga ações preventivas, exames clínicos e um completo plano de comunicação. Monitora a hipertensão arterial e o diabetes dos profissionais. Realiza treinamentos e campanhas de conscientização sobre tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, controle de colesterol, alimentação saudável e combate à obesidade. Também aborda temas de acordo com datas comemorativas ou época do ano, como Doenças Sexualmente Transmissíveis, gripe, qualidade de vida, vacinação, controle de dengue, saúde auditiva e ergonomia. Para envolver os profissionais, a empresa distribui folhetos informativos, fixa cartazes nos murais e realiza palestras educativas.

7
São Paulo
Resumo da obra: “Destaca-se o Programa Viva Bem, voltado a todos os colaboradores. No canteiro, ele se traduz em uma Área de Vivência diferenciada e bem sinalizada, garantindo organização, limpeza, conforto e um ambiente saudável. Salientam-se algumas ações como: realização do Perfil de Saúde dos Trabalhadores, Gestão de Doenças Crônicas, controles e campanhas de conscientização para combate ao mosquito da dengue e Projeto Toalha. O Programa “Viva Bem 24 horas” é um canal de comunicação, pelo qual o colaborador recebe atendimentos de psicólogos, assistentes sociais, advogados e especialistas em finanças para assuntos diversos.

7
R572-Expansão Shopping Itaquera
São Paulo
Resumo da obra: A equipe de Saúde participa desde os Treinamentos Admissionais, Integração e Periódicos, das palestras mensais e promove o Diálogo Semanal de Saúde. Uma unidade móvel odontológica visita periodicamente o canteiro. Campanhas de vacinação, controles de pressão alta e glicemia são realizados. Destaque para a “Semana de Saúde” e a “Campanha de Saúde do Homem”. Também se realizam “Programas de Saúde” como o de “1ª e 2ª Opinião Médica”, “Assistência às Internações”, “Concierge Médico” e a “Avaliação Nutricional”. Auditorias externas são realizadas por equipe multidisciplinar, avaliando fornecedor de alimentação, documentações de Medicina do Trabalho, o ambulatório e seus procedimentos.



GERENCIAMENTO AMBIENTAL DO ENTORNO DA OBRA
Região Obra Empresa Município
1
Pagano Mirante do Bonfim Residencial
Ribeirão Preto
Resumo da obra: Promove a reciclagem do entulho classe A, que são os resíduos da construção que podem ser reutilizados ou reciclados na própria obra como agregados. Entre estes, figuram materiais cerâmicos, tijolos, azulejos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto e solos resultantes de obras de terraplenagem. Esses resíduos são segregados, triturados e reutilizados para a melhoria do canteiro. Para racionalizar a energia, promove a iluminação por meios naturais. Um lava-rodas é utilizado para reduzir a sujeita nas vias públicas. E há um sistema de captação da água da chuva para limpeza de canteiro e outras finalidades.

2
Parque Rio das Hortênsias
São José do Rio Preto
Resumo da obra: Com foco na busca por soluções sustentáveis e ambientalmente corretas, diversas ações foram adotadas. Para evitar poluição, há toda uma gestão de resíduos, visando diminuir a sua geração e promovendo o uso racional de recursos naturais. Os resíduos gerados são segregados e corretamente destinados. Mais de 1.500 mudas de espécies nativas foram plantadas. Ruas e avenidas no entorno do empreendimento foram urbanizadas, com soluções de paisagismo. Também foram implementadas ações como redução no consumo de madeira, e de racionalização do consumo de energia e água.

3
Condomínio Ouro Verde
Cerquilho
Resumo da obra: O cuidado com o meio ambiente incluiu o plantio de 720 mudas de árvores, como compensação pela remoção das 26 árvores existentes no terreno. O Programa de Gerenciamento de Resíduos disponibilizou locais para a separação de materiais recicláveis, encaminhados para destinações apropriadas. A utilização de canecas plásticas evitou o consumo de 132 mil copos plásticos. O Programa de Reciclagem de Entulho no canteiro conta com um triturador com capacidade de processamento de 34 toneladas por hora. Com isso, foi possível diminuir a deposição em locais inadequados, assim como minimizar a necessidade de extração de matéria-prima.

4
Parque Capricórnio
Campinas
Resumo da obra: Destacam-se o controle de documentos e registros requeridos pela NBR ISO 14001, assim como aqueles determinados pela organização como sendo necessários para assegurar o planejamento, operação e controle eficazes dos processos que estejam associados aos aspectos ambientais significativos. Houve o plantio de 1.763 mudas com área de cerca de 10 mil m² e a plantação de espécies arbóreas nativas. Uma unidade de educação infantil foi construída, bem como uma estação de tratamento de esgoto. Toda a infraestrutura viária foi feita com asfalto e passeio público, incluindo ainda acesso sob ferrovia, rotatória, redes de energia e ponto de ônibus.

5
Santos
Resumo da obra: A obra se destaca pela correta segregação de seus materiais em uso, coleta seletiva de seus resíduos e reaproveitamento da água de chuva. Para instituir uma boa vizinhança, disseminar arte e promover o respeito pelo meio ambiente, concertos gratuitos abertos ao público foram realizados no canteiro. Plantas e temperos são distribuídos à população local. A obra possui um tapume de interações, com coletor de pilhas, saquinhos para dejetos de cães, e obras de artes para serem levadas. Com isso, a construtora concretiza sua crença de que a melhora da sociedade provém do bom convívio social entre os cidadãos, que consequentemente cuidarão e usufruirão mais do espaço público, gerando maior segurança e respeito.

6
Prédio de Ciências Fundamentais - ITA
São José dos Campos
Resumo da obra: Destacam-se a execução e a divulgação de portaria exclusiva independente, para não interferir nas atividades da Força Aérea, bem como a sinalização viária até obra. Houve integração entre colaboradores, empreiteiros e Força Aérea sobre segurança do trabalho. Treinamentos, palestras e auditorias foram realizados pelo Senai. Cuidados com trabalhos em altura foram tomados. Cada empreiteiro recebeu treinamento específico em relação a seus riscos na prestação do serviço. A obra foi totalmente isolada com alambrados e 2 portarias 24 horas. Mais de 700 mudas de espécie nativas e frutíferas foram plantadas em área de preservação ambiental.

7
São Paulo
Resumo da obra: Para um bom relacionamento com o entorno da obra, destacam-se algumas iniciativas como implantação da Ação Vizinhos e de ponto de coleta seletiva. Foram implementadas medidas para redução do consumo de água e energia. Há um programa de gestão de resíduos. E se busca conquistar a Certificação Empreendedor AQUA. Também foi instituída uma galeria de pedestres e um programa de controle de pragas. Uma frente de Responsabilidade Social foi estabelecida, realizando projetos sociais com a comunidade do entorno da obra.



TRABALHADOR MODELO

Demerval Rodrigues de Oliveira - Mestre de Obras

Há 9 anos trabalhando como mestre de obras na Even, Demerval Rodrigues de Oliveira atuou em 6 empreendimentos, sendo referência e exemplo em Segurança no Trabalho. Em 4 destes empreendimentos, Demerval teve o melhor desempenho, conquistando o 1º lugar no Concurso de Segurança Interno da construtora. Ele contribuiu com a implantação de sistemas como linha de vida nas sacadas e varal de segurança. Demerval trabalha há 35 anos na construção civil e nunca foi vítima de acidente do trabalho. Nos canteiros de obra, mantém um ambiente seguro e saudável, diminuindo a ocorrência de acidentes e incidentes, bem como mantendo as áreas de vivência conforme os padrões internos e sendo referência na construção civil.